Institucional

Avalie os serviços prestados pela Massafra respondendo nossa pesquisa.


Newsletter

Cadastre e receba nossas ofertas por e-mail:






   Sim     Não

Locação de Obra



23/11/2016
Hoje vamos falar um pouco do início de tudo! De como iniciar sua construção!
Essa fase consiste em medir e marcar os serviços que serão feitos, assinalar no terreno a posição dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto. Geralmente, utilizamos estes equipamentos: trena, linha de nylon, nível de mangueira e pequenas peças de madeira. A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas, etc.
Na fase de execução da locação da obra, deve-se adotar o máximo rigor possível. A presença do Engenheiro Civil nesta fase deve ser constante. Tenha em mente que os elementos de locação deverão permanecer na obra por um tempo razoável, até que se possa transferir para a edificação pontos de referência definitivos.
Podemos efetuar a locação nos casos de obras de pequeno porte, com métodos simples, sem o auxílio de aparelhos, que nos garantam certa precisão. No entanto, os métodos mais comuns por cavalete ou por tábua corrida, em caso de obras de grande porte, poderão acumular erros, sendo conveniente, portanto, o auxílio da topografia.

Procedimentos que antecedem a locação da obra:
- O terreno deve estar limpo (capinado) e, preferencialmente, na cota de arrasamento das fundações (estacas ou sapatas).
- É necessário conseguir a referência inicial que pode ser um ponto definido no terreno e um rumo ou uma parede de construção vizinha. A referência mais comum em obras urbanas é o alinhamento predial que, geralmente é marcada por equipe de topógrafo da prefeitura, ou por empresa prestadora de serviços contratada pelo município.
- Estudar os projetos.
- Providenciar todos os equipamentos e ferramentas necessários.