Institucional

Avalie os serviços prestados pela Massafra respondendo nossa pesquisa.


Newsletter

Cadastre e receba nossas ofertas por e-mail:






   Sim     Não

Madeira: acabamento e proteção



21/09/2016
Material muito utilizado nas áreas externas, a madeira, que já tem uma beleza natural, merece finalização. Invista em produtos que deixam transparecer ou que agreguem valor.
 
Por sofrer as variações do clima local, a madeira deve ser protegida, para isso existem algumas opções como: vernizes, esmaltes e impregnantes.
 
1. Esmaltes: podem ser sintéticos ou à base de água, usados principalmente em esquadrias, são opções para quem prefere o acabamento liso, de cor uniforme, com possibilidade de pigmentos diversos e uma proteção anti-fungos. Os produtos à base de água possuem a vantagem de apresentar baixo odor e secam em algumas horas.
2. Vernizes: existe um leque enorme desse material para madeira, eles repelem a água e apresentam propriedades resistentes aos raios solares, fungos e umidade. Se a proposta for manter o aspecto natural da superfície, ele é o ideal, e até realça os veios naturais da peça. Cria uma camada lisa que pode ter um acabamento fosco ou com brilho.
3. Impregnante “stain”: apesar de ser tratado como verniz, o “stain” - nomenclatura comum de mercado -, é um impregnante indicado para aplicação sobre qualquer superfície de madeira. O acabamento “stain” permite uma vida mais longa ao mobiliário por possuir uma alta proteção contra efeitos das chuvas, sol e fungos, devido à penetração do produto nos veios. E confere um toque mais natural da peça, ao contrário do verniz que deixa a superfície lisa.
 
Lembre de fazer a manutenção do produto a cada ano pra os expostos ao sol diretamente e a cada dois anos para aqueles que ficam a meia sombra.